redes sociais

Vídeo: Mulher carregou feto durante 40 anos, fruto de gravidez que sempre desconheceu

Vídeo: Mulher carregou feto durante 40 anos, fruto de gravidez que sempre desconheceu
Avaliação do Usuário: 4.9 (3 votos)

Uma mulher colombiana, com 82 anos, descobriu que carrega um feto calcificado, há cerca de 40 anos.

A idosa soube desta ‘gravidez’ – com 32 semanas de gestação – depois de se deslocar ao hospital, com queixas de dores de cabeça.

Os exames surpreenderam os médicos. Veja as imagens.

Uma colombiana descobriu que durante metade da sua vida carregou um feto. Depois de sentir fortes dores de cabeça, a mulher deslocou-se ao Hospital em Bogotá, na Colômbia, onde foi submetida a diversos exames.

Segundo relata o diário ‘El Tiempo’, os médicos ficaram boquiabertos quando detetaram o feto, que tinha 32 semanas de gestação. A mulher fez uma cirurgia para retirar o feto, fruto de uma gravidez que sempre desconheceu.

O feto esteve mais de 40 anos alojado no corpo da idosa. E a operação de retirada daquele corpo estranho acarretava tantos riscos como deixá-lo no lugar que ocupou ao longo de quatro décadas.

Uma vez que a paciente sofre de demência num estado avançado, coube à família decidir se os médicos deveriam avançar para a operação, o que sucedeu. Veja as imagens:

Um feto calcificado, apesar de muito raro, não é, no entanto, caso único. Trata-se de um fenómeno chamado “litopédio”, que ocorre quando o bebé é gerado fora do útero – por exemplo, nas trompas – e acaba por morrer.

A mulher nem sequer toma conhecimento da gravidez. Uma vez que o corpo não consegue expelir o feto, ao longo dos anos o mesmo vai sendo coberto por uma capa de cálcio.

O litopédio é um termo médico que define um feto morto e calcificado retido na cavidade abdominal.

https://www.youtube.com/watch?v=qXA3BOV7Oe8&feature=player_embedded

PérezR10
Dra. Carla Góes Souza Pérez é médica-cirurgiã, pós-graduada em Medicina Estética pela Universidade John F. Kennedy. Integra a Sociedade Brasileira de Medicina Estética, a Sociedade Brasileira de Laser, a Associação Brasileira de Cosmetologia. Ministra palestras e presta consultorias para revistas, jornais, rádio e TV. Autora dos livros: Grávida e Bela 11ª edição (Editora Ediouro) ; Mãe, e agora? 3ª edição (Editora Ediouro); Belíssima: aos 40, 50, 60...(Editora Conex) e Beleza Sustentável. Consultora da linha de cuidados pessoais da Philips. Consultora científica e idealizadora da linha Grávida e Bela.